Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de março de 2011

Celular como substituto de Cartão de Credito

Há alguns dias comentei sobre essa tecnologia á um professor da universidade onde faço Bacharelado aqui no RJ, e no espanto dele  quando descrevi do que se tratava percebi que muitas pessoas ainda desconheciam essa tecnologia chamada de Near Field Communication(NFC).
Bem, a NFC não chegou agora, ela já está no Brasil, desde de agosto de 2009, trazida pela visa, mas lá fora já circulava desde fevereio de 2009, mas  tanto aqui como lá fora estava em fase de teste.

A NFC é simples quanto ao seu funcionamento baseando-se na comunicação dos idevices e os dispositivos que ele devera comunicar-se. Imagine um transmissor de radio e na outra ponta um receptor que  captura as ondas enviadas.
 
No segundo semestre de 2011, a empresa de cartões Visa vai lançar um serviço de pagamentos por smartphones nos Estados Unidos. A novidade foi anunciada pela empresa durante o Mobile World Congress - evento de mobilidade que acontece em Barcelona - ao site Cnet. A companhia explicou que o sistema vai ser baseado na tecnologia wireless de curto alcance NFC (Near Field Communications) e inclui sistemas de proteção contra fraudes.
Um dos diferenciais do produto é que ele não exigirá que os aparelhos móveis sejam compatíveis com a tecnologia. Para isso, a Visa vai oferecer cartões microSD com a tecnologia que poderão ser inseridos no celular, os quais, automaticamente, terão acesso ao serviço. No caso do iPhone, a empresa está desenvolvendo uma contracapa especial com a tecnologia NFC.
O serviço exigirá também a instalação de um aplicativo chamado PayWave, que permitirá que os pagamentos sejam debitados do cartão do usuário ou descontados de uma conta pré-paga.
O sistema é considerado mais seguro do que cartões comuns de plástico, já que não pode ser clonado. O microSD gera respostas em tempo real, notificando o usuário de qualquer atividade suspeita. O usuário pode proteger o acesso ao aplicativo por meio de uma senha no celular.

 No Japão essa tecnologia e conhecida com Felica, desenvolvida pela Sony e utilizada em quase todos telefones celulares, e muitos computadores. A maioria dos celulares que utilizam essa tecnologia servem para voce poder colocar creditos no Chip do Felica(NFC) e utiliza-los em compras sem a necessidade de portar dinheiro. Varias lojas, shopping centers, taxis tem o receptor para poder receber atraves desses aparelhos. Na verdade seria o dinheiro eletronico.Enfim.. sao muitas informacoes que esse chip pode armazenar e muita novidade pode aparecer atraves dessa tecnologia.
                                             Pagamento de contas atraves do celular.
                                           Compra de produtos em maquina de venda automatica.
Imagem ilustrativa Chip e o receptor Felica(NFC).

(Glaucio J Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.