Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ministério prepara censo para medir carência de mão de obra em tecnologia

Ministério prepara censo para medir carência de mão de obra em tecnologia

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) quer realizar um levantamento com o intuito de medir a carência de mão de obra qualificada na área tecnológica. A informação foi divulgada pela Agência Brasil, que disse ter obtido a informação a partir de fontes próximas ao ministério.

O projeto nasceu de uma reunião realizada, na última terça-feira (25/1), entre o secretário de Comércio e Serviços do Mdic, Humberto Ribeiro, com o presidente Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Marcos Túlio de Melo. O centro das discussões foi buscar formas de fazer com que a falta de mão de obra qualificada não comprometa o crescimento do Brasil e os investimentos necessários para que o País sedie os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo e explore o pré-sal.
A partir do levantamento sobre a mão de obra disponível no mercado, as entidades pretendem criar políticas específicas de capacitação profissional. E, em um segundo momento, o censo ajudará a desenvolver cursos específicos para o setor.
O presidente do Confea admitiu, no entanto, que parte das vagas em aberto hoje devem ser ocupadas por profissionais de outros países. “De 2006 para cá, dobrou o número de engenheiros formados no Brasil, mas essa mão de obra não é especializada. A demanda é qualitativa, não quantitativa”, destacou Melo à Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.