Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Nokia perdeu mercado, reconhecimento e tempo, admite CEO da companhia

Ainda de olho na Nokia, mais uma vez o Digital Life traz novidades:

Nesta quarta-feira (9/2), o Financial Times divulgou um memorando assinado pelo CEO da Nokia, Stephen Elop, no qual o executivo dá um panorama do atual momento da companhia e justifica a necessidade de mudanças profundas na fabricante. Em um trecho do documento, Elop enfatiza: “nós temos perdido market share (participação de mercado), temos perdido mind share (lembrança da marca) e temos perdido tempo”.

Ele deixa claro que seus planos preveem uma importante e inesperada transformação nos rumos da Nokia, para garantir a sobrevivência da companhia, que precisa tomar decisões rápidas para não ser engolida por concorrentes. Para justificar o movimento, Elop cita que a companhia vem perdendo espaço para empresas como Google e Apple graças, respectivamente, ao iPhone e ao Android.

“A batalha no mercado de equipamentos agora virou uma guerra de ecossistemas, que incluem não só hardware e software, mas desenvolvedores, aplicativos, e-commerce, anunicantes, pesquisa, redes sociais, serviços de localização, comunicações unificadas e muitas outras coisas”, cita o CEO em outro momento do documento. Ele relata que, com isso, os competidores não têm abocanhado apenas uma fatia do mercado de equipamentos da Nokia, mas vêm roubando todo o ecossistema da companhia. “Isso significa que nós temos de decidir se vamos construir, catalisar ou entrar em um ecossistema”, complementou.

As palavras de Elop incentivaram ainda mais os rumores de que a companhia deve anunciar, na próxima sexta-feira (11/2), uma aliança com a Microsoft, com o intuito de unir a força das duas fabricantes no mercado de telefonia móvel. Além disso, existe uma expectativa de que a fabricante divulgue demissões e promova uma troca dos seus principais executivos.

Sobre o anúncio de sexta-feira, o CEO informa no comunicado que deve divulgar uma estratégia voltada a retomar a liderança de mercado. Segundo ele, a transformação da companhia exigirá um grande esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.