Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Demanda por tablets diminui número de PCs que chegam às lojas no mundo, diz estudo...


Digital Life: E para os que me chamaram de louco quando falei no início do ano sobre os Tablets e sobre a influencia deles na aquisição de netbook´s... Se o que eu previa parecia loucura, os números abaixo fazem das minhas previsões bem reais.(Glaucio J. Silveira)

O número de computadores pessoais enviados às lojas no mundo caiu 3,2% durante o primeiro trimestre, de acordo com estudo divulgado nesta quarta (13) pela consultoria IDC. O resultado é inesperado, segundo analistas, que haviam previsto um crescimento de 1,5% para o período. A alta demanda por tablets e o tsunami do Japão podem estar ligados à queda do mercado de PCs.
O número de computadores enviados às lojas foi de 80,6 milhões durante o primeiro trimestre do ano, segundo o levantamento. Só nos Estados Unidos, onde 16,1 milhões de computadores foram despachados pelas fabricantes, houve uma queda de 10%.
Entre os fatores que influenciaram esse resultado negativo, está o crescimento do mercado de tablets – não incluído nessa pesquisa da IDC, que separa os ultraportáteis do grupo dos desktops e notebooks. Em março, a Apple lançou a segunda geração do iPad, levando consumidores de todo o mundo a enfrentarem longas filas pelo tablet -- já esgotado em algumas localidades.
“Acreditamos que outros fatores, que incluem a maior durabilidade dos computadores e a falta de novos produtos com experiência atraente, também tiveram um papel significativo para a queda”, afirmou Bob O’Donell, vice-presidente da IDC.
Preços mais altos de combustível e insumos, além das interrupções causadas pelo terremoto e tsunami no Japão em março, também pode ter afetado o envio de computadores pelas fabricantes.
A HP permanece como líder do mercado, com 18,9%, seguida da Dell (12,8%, Acer (11,2%), Lenovo (10,1%) e Toshiba (6%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.