Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de maio de 2011

73% dos desempregados no Brasil não terão qualificação para preencher vagas

 Digital Life: Vivemos num mundo cada vez mais competitivo. Isso significa estar ligado às tendências tecnológicas, globalização e com a nova roupagem do profissional inserido no mercado de trabalho. Na verdade, mudanças sempre existirão. Porém, hoje as mudanças são constantes e a velocidade em que elas ocorrem é cada vez mais rápida.

Dados fazem parte de um estudo divulgado pelo Ipea, o qual constata que 90% das vagas abertas no País pagam até três salários mínimos.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que, em 2011, 7,3 milhões de trabalhadores ficarão desempregados no Brasil e 73% deles não terão experiência e qualificação necessárias para preencher as vagas de emprego existentes.

Para o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, se o País mantiver o ritmo atual de crescimento, essa falta de formação dos profissionais vai virar um problema. Pochman destacou que, atualmente, a mão de obra qualificada está adequada ao tipo de emprego que é oferecido no Brasil. “Mas, conforme a nossa economia vai se desenvolvendo, a demanda será mais especializada”, aponta, de acordo com entrevista divulgada na Agência Brasil.

Quanto ao perfil das vagas de emprego disponíveis hoje no País, o estudo do Ipea aponta que 90% delas pagam até três salários mínimos (o equivalente a R$ 1.635), sendo que 80% das oportunidades estão em pequenas empresas. Contudo, há uma perspectiva de que esse cenário mude, com a evolução da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.