Total de visualizações de página

sábado, 14 de maio de 2011

Evasão de alunos em cursos de tecnologia chega a 82%, aponta estudo.

 Digital Life: Este estudo é muito sério, mostra que pra escolher uma carreira deveria haver uma pesquisa melhor, saber que curso se dedicar e que perfil é desejado ou as Instituições de ensino deveriam como pré-requisito exigir do aluno um teste vocacional ou uma orientação sobre o curso em questão.


A evasão escolar em cursos superiores de tecnologia no Brasil chega a 82%, o que torna a questão um dos principais desafios do país, aponta pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) nesta quinta-feira (12/5).

Segundo o estudo, apenas 85 mil estudantes concluem os cursos tecnológicos do Ensino Superior oferecidos por instituições brasileiras. O número equivale a aproximadamente 18% do total de 460 mil vagas disponíveis. A pesquisa não revela, contudo, o porcentual dessas vagas que são preenchidas já nos períodos iniciais dos cursos.
Entre as razões desse alto índice de evasão, segundo a Brasscom, estão na falta de perfil adequado dos alunos para o setor de tecnologia; a criação de expectativas não realistas em relação aos cursos; e a falta de uma base matemática que deveria ter sido construída durante o Ensino Básico.
A baixa relação aluno/vaga – que foi de 1,22 em 2008 – também contribui para a evasão, aponta a entidade, porque a falta de concorrência não ajudaria a melhorar a seleção dos ingressantes.
Estimativas do Observatório Softex citados pela Brasscom indicam que o setor de TI emprega no Brasil cerca de 600 mil pessoas. O déficit de profissionais para 2011 é estimado em 92 mil. Até 2013, este número poderá chegar a 200 mil.
Até 2020, a previsão é que o Brasil vá precisar de 750 mil novos profissionais, sendo 450 mil para o mercado interno e 300 mil para atividades ligadas à exportação.

Digital Life: Muitas instituições de ensino tem orientadores, mas estes agem de forma passiva, esperando que o jovem os procure. O que mais vejo são desistências, evasão ou mudanças de cursos dentro das universidades, não devia ser assim são anos desperdiçados, com o tempo perdido muitas oportunidades também são perdidas. O país está em pleno desenvolvimento crescendo e ganhando reconhecimento mundial, precisando cada vez mais de mão de obra especializada e o tempo é vilão de todos os projetos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.