Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

Alguns motivos para você saber se precisa ou não de um Tablet

Digital Life: Bem, eles são portáteis, eles servem para o trabalho, para estudo, para o lazer e têm ótima autonomia. Em pró daqueles que estão com dúvidas sobre os tablets, o que são, o que fazem e claro para que se destinam. Usei a minha experiência de usuário e o meu conhecimento como profissional do setor de tecnologia, enumerando abaixo algumas razões para se adquirir um tablet.

Com diversos tablets sendo anunciados, você deve estar se perguntado: “o que eles têm que o meu computador e o meu smartphone não oferecem?”.
No começo, não me senti tentado a comprar um tablet – não via necessidade. Mas, depois de observar, em coletivas, alguns jornalistas com o iPad e seu principal concorrente o Galaxy Tab, resolvi adquirir um destes. Nas primeiras semanas, devo admitir, o principal uso que fiz dele foi para a leitura de livros acadêmicos,  e testar funcionalidades, instalar programas, porém, não demorou muito para encontrar outras tarefas a calhar - como rápidas pesquisas na Internet durante reuniões profissionais ou o gerenciamento de meus e-mails.
Com a iminente chegada do Motorola Xoom, e de outros aparelhos com Android Honeycomb, a revelação do HP TouchPad, com Web OS, e o PlayBook, da RIM, cada vez mais próximo, os consumidores terão alternativas ao dispositivo da Apple.
Por mais que, a meu ver, um tablet não possa substituir o computador principal, ele possui inúmeras utilidades. Eis cinco que mais me agradaram:
Portabilidade
Os tablets são muito mais leves que notebooks, e, portanto, bem mais fáceis de carregar na mochila. Alguns são pesados para segurar com apenas uma das mãos – deixando a outra para manuseá-lo – mas não pesam quando apoiados nas pernas. São ótimos para tarefas rápidas – como enviar um e-mail durante o intervalo televisivo, por exemplo – e não têm um boot demorado como dos computadores. Raramente, suas carcaças ficam quentes, como as de notebooks.
Um smartphone também tem essas vantagens, mas é bem mais confortável poder visualizar o site por inteiro, algo que não é possível nos celulares. Sem contar que segurar uma página da Internet em suas mãos dá uma ótima sensação, como se você estivesse segurando o futuro - que já chegou para você.
Produtividade
Acho difícil que alguém escreva um trabalho muito comprido em um tablet. No entanto, ele pode ser um ótimo companheiro em sua atividade profissional ou acadêmica, porque me serviu bem para alterar  ou ler documentos ou planilhas, digitar pequenos documentos, ler arquivos  em Pdf, para checar as últimas mensagens ou para gerenciar sua agenda. Aqui no meu trabalho deixo o meu Tablet, próximo ao computador, como se fosse uma máquina a mais. Deixo o aplicativo de e-mail aberto de modo que, sempre quando chega algo novo, vejo na hora. Para reuniões, escrevo notas sobre o que falar e baixo documentos que podem servir como referência. Dessa forma, não preciso buscar em uma pilha de papéis a tabela que me refiro.
Estudantes também deverão ver o tablet como algo muito útil. Em vez de carregar inúmeros livros, podem levá-los em arquivo digital. Sem contar a economia, já que, em geral, eles custam menos do que no formato impresso. Eu que costume gravar as aulas em áudio com o smatphone, agora utilizo ele também com essa tarefa, como o meu é um dos únicos tablets do mercado a fazer e receber ligações nos dias que vou a Universidade só carrego ele e na orelha um fone bluetooth e pronto.
Entretenimento
Tablets são ótimos para diversão. Já que o tablet é basicamente uma tela grande, ele é um ótimo dispositivo para assistir filmes e programas de TV(já que neste caso o meu tem sintonia de Tv analógica e Digital). Ao tentar ver um filme épico como “A Origem”, uma tela de 7 polegadas não corta a imagem. 
Games são também uma ótima fonte de entretenimento. É possível passar incontáveis horas jogando Angry Birds, Need for speed e Assassins Creed entre outros, Já que todos os controles são baseados em touch, isso força os desenvolvedores a serem mais criativos, levando a um gameplay completamente diferente e inovador.
Adaptabilidade
Jogos não são as únicas coisas que podem ser baixadas no tablet. Umas das coisas mais legais desse tipo de dispositivo é que a maioria deles – os que valem o dinheiro investido, pelo menos – possui uma loja virtual na qual há diversos apps disponíveis para download que dão um novo nível de funcionalidade ao equipamento. Gosta de ler notícias e ficar por dentro dos acontecimentos ao redor do mundo? Baixe alguns aplicativos de notícias. Adora twittar e passar o dia inteiro no Facebook? Instale alguns apps de redes sociais para ficar em contato constante com seus amigos.
Eles tem conectividades 3G, WiFI, GPS e A-GPS, alguns também tem capacidade para expansão de memória além das boas capacidades de memórias oferecidas.
Apesar de que também é possível customizar seu computador, instalar aplicativos em um tablet é um processo muito mais simples e limpo. Não é preciso lidar com chaves de produtos ou códigos de registro, e muitos aplicativos são baixados e instalados em questão de segundos. Tablets também são uma ótima ferramenta para pessoas que vivem com o pé a estrada; usuários que precisam de funcionalidades que não encontram em seus smartphones, mas não querem carregar algo com o peso ou tamanho de um notebook.
Vida útil da bateria
Uma das razões pelas quais usar um tablet é muito mais prático do que um laptop é a autonomia maior de bateria do tablet. A bateria de um laptop comum dura mais ou menos duas horas e meia até precisar voltar a ser plugado na tomada, enquanto é possível passar um dia inteiro usando o iPad ou o Galaxy Tab sem que eles parem de funcionar. Até meu Notebook da Toshiba precisa ser plugado pelo menos duas vezes ao dia, e esse número pode aumentar se houver navegação na web. Andar por aí com carregador de Notebook, além da chance de não possuir um adaptador disponível, pode ser muito inconveniente.
E caso queira saber mais sobre Tablets, seus sistemas operacionais, valores e tecnologia, continue no Blog,  e procure nos artigos anteriores encontrará estas informações.

Digital Life: Eu costumo dizer que sou contra o desperdício, e claro que incluo o desperdício na aquisição de equipamentos tecnológicos, que logo serão descartados, existe por trás de cada equipamento  insumos de matéria prima, matéria essa tirada do meu ambiente, que por sua vez em seu processo de produção joga no meio ambiente detritos e poluição. Então seja consciente, se não for por amor ao seu dinheirinho,  que seja pelo seu futuro, dos seus filhos e do planeta.(Gláucio J Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.